Botafogo supera São Paulo nos pênaltis e chega à semifinal da Libertadores após 51 anos

Em uma noite histórica e dramática no Morumbi, o Botafogo garantiu vaga na semifinal da Copa Libertadores pela primeira vez em 51 anos ao vencer o São Paulo nos pênaltis por 5 a 4, após um empate por 1 a 1 no tempo normal. O Glorioso agora espera o vencedor do confronto entre Peñarol e Flamengo para definir o adversário na próxima fase.

Primeiro tempo: Botafogo impõe ritmo e aproveita erro são-paulino

Desde os primeiros minutos, o Botafogo dominou as ações no Morumbi. A equipe carioca controlou a posse de bola e manteve uma postura agressiva, dificultando a vida do São Paulo. Logo aos 14 minutos, o alvinegro aproveitou um erro grave da defesa tricolor. Após um cruzamento de Igor Jesus, Rafael cortou mal, deixando Almada livre para abrir o placar de cabeça.

O São Paulo tentava reagir, mas encontrava dificuldades para furar a sólida defesa do Botafogo. Aos 35 minutos, o técnico Luis Zubeldía fez a primeira mudança, substituindo William Gomes por Luciano, buscando dar mais ofensividade ao time. Mesmo assim, o São Paulo continuava errando e perdeu a chance de empatar ainda no primeiro tempo. Aos 40 minutos, após revisão do VAR, o árbitro Darío Herrera marcou um pênalti para o tricolor, mas Lucas isolou a cobrança por cima do gol.

Segundo tempo: São Paulo cresce, Calleri se redime, mas o Botafogo se segura

No segundo tempo, o São Paulo voltou com mais intensidade. A equipe pressionou o Botafogo e criou boas oportunidades, mas pecava nas finalizações. Calleri perdeu uma chance inacreditável aos 15 minutos, quando, livre na pequena área, mandou por cima do gol de John. A torcida são-paulina, impaciente, começava a demonstrar frustração, enquanto o Botafogo tentava segurar o resultado, gastando o tempo sempre que possível.

Zubeldía, em busca do empate, lançou André Silva e Michel Araújo no ataque, e a estratégia deu certo. Aos 41 minutos, André Silva fez uma bela jogada pela esquerda e cruzou para Calleri, que dessa vez não desperdiçou, cabeceando firme para empatar o jogo. O argentino se redimiu da chance perdida e manteve o São Paulo vivo na disputa.

Disputa de pênaltis: Botafogo avança em noite de glória

Com o empate no tempo regulamentar, a decisão foi para os pênaltis, e o drama só aumentou. O Botafogo começou convertendo suas cobranças com Tchê Tchê, Danilo Barbosa, Marçal e Almada. Do lado do São Paulo, Calleri, que havia empatado o jogo, errou a sua cobrança, assim como Rodrigo Nestor. A estrela do Botafogo brilhou quando Matheus Martins converteu a última cobrança e garantiu a vitória por 5 a 4 nas penalidades.

Botafogo faz história, São Paulo acumula frustrações

Com a classificação, o Botafogo volta a uma semifinal de Libertadores após cinco décadas de ausência, reforçando sua ótima campanha na temporada. A equipe carioca agora aguarda seu próximo adversário e segue sonhando com o inédito título continental.

Para o São Paulo, resta a frustração de mais uma eliminação em mata-mata nesta temporada. O time paulista, que também foi eliminado recentemente na Copa do Brasil, agora foca exclusivamente no Brasileirão, onde enfrentará o Corinthians no próximo domingo, em clássico que pode definir os rumos do clube no campeonato.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui